Como publicar um livro no Brasil

Publicar um livro no Brasil

Quando queriam publicar seus livros, autores costumavam procurar agentes literários ou enviavam seus manuscritos para as editoras tradicionais. E como já é amplamente sabido, as grandes editoras brasileiras não têm capacidade de absorver a imensa quantidade de autores que buscam publicar seus livros.

Trabalhei por mais de 6 anos dentro de uma editora, já fiz mais de mil livros para as principais editoras brasileiras e posso dizer com propriedade: a cada mil originais que chegam às editoras tradicionais, apenas dois ou três completam todo o processo de seleção e são publicados.

E isso acontece pelos mais variados motivos, desde a chegada de originais que não têm o perfil de publicação de uma casa editorial até grandes obras que chegaram na editora certa, mas no momento errado.

Isso tem frustrado muitos escritores ao longo dos anos. Mas tenho uma excelente notícia para você: hoje em dia há melhores alternativas.

Nesse artigo eu vou apresentar a você uma alternativa de publicação, que é publicar um livro no Brasil de maneira independente. Fique comigo.

Aqui você vai encontrar o passo a passo para publicar um livro no Brasil, sem precisar sair da sua casa, pagar uma fortuna por isso ou assinar contratos complicados que tornem você refém de editoras por longos anos.

Estou falando da publicação independente, modalidade em que você, como autor, tem total poder de decisão sobre as várias etapas da produção do seu livro, que vão da criação da capa à diagramação de livros, passando pela revisão de textos e documentação como o ISBN e Ficha Catalográfica.

Não se preocupe, embora pareça assustador, eu vou guiar você nesse processo todo. Mesmo que você seja totalmente leigo no assunto sobre como publicar um livro, estarei do seu lado, auxiliando em todo o processo, que vai do texto escrito em Word à entrega dos livros impressos na porta da sua casa, aí no Brasil.

Como publicar um livro passo a passo no Brasil?

Escrever um livro

Aqui é onde começa tudo. Essa é a etapa em que você escreve seus textos e coloca todas as suas ideias no papel.

É importante saber que antes de partir para qualquer outra etapa, você precisa dar por encerrado o processo de escrita. Sim, eu sei: para alguns escritores é um pouco difícil colocar o ponto final na história, mas é imprescindível que você dê por encerrada essa etapa.

Desapegue-se do texto e faça uma despedida simbólica, pois é a partir daqui que sua obra deixa de ser um texto para transformar-se no produto livro.

Publicar um livro passo a passo

Revisão de livro

Esta etapa é de grande importância. Nunca, mas nunca mesmo, deixe de contratar um revisor de livros ao publicar um livro no Brasil. Deixar de lado essa etapa é jogar todo o resto do trabalho no lixo.

Mesmo que você tenha um excelente domínio da língua portuguesa, mesmo que você tenha um amigo exímio professor de português, jamais deixe de contratar um revisor de textos especializado no universo literário para publicar seu livro, alguém que seja atuante no mercado editorial.

Explico:

Um revisor de textos especializado em livros tem experiência em detectar, além dos triviais problemas de ortografia e concordância, problemas específicos do universo da publicação dos livros, como por exemplo, códigos corretos de travessão, aspas, reticências, viúvas, forcas, kerning, inconsistências na narrativa, enfim, elementos muito próprios de quem trabalha no mercado editorial. E por melhor que um professor de língua portuguesa seja, ele não tem essa vivência.

Algumas atribuições de um revisor de textos:

  • Revisão ortográfica e gramatical;
  • Adequação às normas técnicas;
  • Revisão acadêmica ou técnica, realizada por um especialista na área ou objeto do trabalho;
  • Formatação ou organização textual;
  • Revisão de provas de texto já diagramado em formato final de paginação.

Diagramação de livro

O design do livro inclui não apenas o design gráfico da capa e da contracapa, mas também o layout e o design tipográfico de cada página do seu texto. Assim, é responsabilidade do designer de livros garantir que toda a parte visual convença seus futuros leitores a se interessarem pela sua obra, por meio de um sentimento de que estão diante de um trabalho profissional que os convida a ler e não cria impedimentos para o desfrute de sua obra.

Design de capa de livro

A capa é um dos aspectos mais importantes do marketing literário. Não adianta levar as pessoas às suas páginas de vendas se, ao chegar lá, elas encontrarem uma capa pouco atraente, que não dê indícios sobre a obra e não desperte interesse pela leitura. 

Recomendo fortemente que você trabalhe com um profissional especializado em livros para sua capa. Veja aqui meu portfólio de capas de livros. Como autor, você não possui todas as habilidades necessárias para criar uma ótima capa e esta é uma área na qual você não pode economizar na hora de publicar um livro no Brasil. 

Em geral, quem escreve não domina as técnicas de design, são áreas diferentes de atuação. O público brasileiro, no entanto, valoriza muito as capas bem resolvidas, esta é uma área em que não é sábio economizar.

A capa é muitas vezes a primeira e única chance que seu livro tem de atrair os leitores que chegaram até ali. Assim, embora ela deva ser impactante (ou instigante ou misteriosa), ela precisa também ser legível! Não adianta uma imagem linda e um título difícil de ler numa tela de celular.

A capa também precisa comunicar bem o gênero literário da obra, uma vez que há convenções para os diferentes tipos de livros. Bons capistas produzem capas que respeitam os charmes do gênero literário ao mesmo tempo em que dão uma dica do estilo que a obra adota, sugerem a atmosfera da narrativa.

Registro de ISBN e Ficha Catalográfica

Você precisa de um número de ISBN para publicar um livro no Brasil. O ISBN é um código de 13 dígitos usado para identificar seu livro. É por meio deles que as livrarias catalogam seus estoques. Sem o número do ISBN, você não conseguirá comercializar sua obra. 

Como fazer registro de ISBN para publicar um livro
O que é um ISBN

Você também precisa da Ficha Catalográfica. A Ficha Catalográfica apresenta um conjunto de dados sistematicamente ordenados, que traz a descrição física e temática do livro. É um elemento obrigatório de acordo com o artigo 6 do Capítulo 3 da Lei do Livro e segundo as Normas da ABNT- NBR 14724/2005. Deve ser impressa no verso da página de rosto, na parte inferior.

Não se preocupe: a SGuerra Design vai providenciar esses documentos para sua obra literária. Para saber mais sobre esses detalhes, leia nosso artigo Como fazer registro de ISBN e Ficha Catalográfica.

Impressão de livros

Não é qualquer gráfica que é capaz de imprimir livros. A produção de livros é bastante complexa e exige maquinários específicos, como costuradeiras, dobradeiras e encadernadoras, por exemplo.

Para obter uma impressão de qualidade, é preciso trabalhar com gráficas que já atendem editoras, tendo assim experiência de sobra para imprimir livros com a mesma qualidade dos vistos em qualquer livraria.

Nós temos parcerias com as principais gráficas de livros do Brasil. Assim, garantimos livros impecáveis para você vender e distribuir para seus leitores.

Se você ainda não tem um grande público formado, considere imprimir entre 100 e 300 cópias. Se já tiver uma quantidade de leitores interessados no seu trabalho, então pense em imprimir entre 500 e 1.000 cópias.

Se sua história já está finalizada, saiba como publicar um livro comigo.

Encadernadora de livros
Encadernadora de livros para publicar um livro

Quais as vantagens de publicar um livro independente?

Publicar um livro independente no Brasil tem várias vantagens em comparação com outras modalidades. Veja:

  1. Você tem total controle sobre o processo de produção do livro. Pode escolher a capa, a diagramação e todos os profissionais envolvidos na confecção do livro;
  2. Todo o valor recebido por meio das vendas é 100% seu. O retorno sobre o investimento é muito mais rápido. Por exemplo: ao publicar um livro por uma editora tradicional ou prestadora de serviços, em geral, eles pagam 10% de direito autoral sobre o valor de capa. Se você vender 1.000 livros a 30 reais por esse método, receberá 3 mil reais. Ao publicar seu livro independente, ser retorno será total, descontados os custos de produção: você irá receber por volta de 15 a 20 mil reais;
  3. Não há contratos que amarrem você a nenhuma empresa. Quando você for publicar um livro por editoras no Brasil, haverá sempre um contrato que deverá ser assinado e, muitas vezes, não será vantajoso para os autores;
  4. O valor a ser investido é muito vantajoso a longo prazo. Após a impressão da primeira tiragem, nas impressões subsequentes já não haverá mais custos de revisão de textos, documentação, criação de capa e diagramação. Basicamente só haverá o custo de impressão e, a partir daí, o custo de produção cairá mais de 50%. Enquanto nas outras modalidades o custo de produção não cai nenhum centavo;
  5. Você é dono da sua carreira. Você pode tomar as decisões que quiser, cometer os erros e acertos que construirão sua história como escritor e enriquecerão sua carreira literária.

Sentiu que essas vantagens são interessantes para sua carreira de autor? Me chame no WhatsApp que poderei te ajudar a publicar um livro no Brasil. Vamos conversar.

Veja o que minha amiga e parceira do site Escreva seu Livro diz sobre publicação independente, nesse vídeo:

Afinal, quanto custa publicar um livro no Brasil se eu optar pela SGuerra Design?

Muitos autores perguntam quanto custa publicar um livro no Brasil por conta própria. Ao escolher produzir sua obra com a SGuerra Design, você não precisará se preocupar com nada relacionado a produção, pois todo o processo é conduzido por mim, Sidney Guerra, juntamente com minha equipe de profissionais especializados em livros e atuantes, assim como eu, no mercado editorial, prestando serviços para as principais editoras brasileiras.

Falar em preços é bastante complicado, pois cada livro tem sua necessidade específica. Por isso analisamos sempre caso a caso.

Por exemplo, um livro com formato 14x21cm e 128 páginas somente texto terá um orçamento totalmente diferente de um livro 14x21cm com 256 páginas, cheio de fotos internas, tabelas ou gráficos.

Mas posso dizer a você que a partir de aproximadamente 2.500 reais em até 10x é possível realizar seu sonho de publicar um livro no Brasil de poucas páginas, sendo somente texto.

Se você já tem um texto finalizado, pode entrar em contato diretamente comigo pelo WhatsApp: (11) 9-9215-9571.

Você pode também enviar seu original diretamente para mim por meio desse link de pedido de orçamento.

Fale comigo no WhatsApp