Diagramação de livros

Diagramação de livros - SGuerra Design

Chegou a hora do seu texto virar livro!

A diagramação de livros é uma etapa essencial da produção de um livro, juntamente com a criação da capa. A formatação bem feita deve ser condizente com o assunto do livro, ajudando a transmitir para o leitor, em linguagem gráfica, o universo em que o texto está inserido.

Aqui na SGuerra Design, você encontra o design ideal para seu livro, que convida o público à leitura e proporciona uma grande experiência literária para seu leitor. Você pode ver alguns projetos visitando nosso portfólio, bem aqui.

Diagramação de livros para a Prolíbera editora

O que é diagramação de livros

Diagramação de livros (também conhecida como formatação de livros) é um processo de padronização de design que transforma o conteúdo e as imagens de um texto produzido em Word em um layout atraente para os leitores.

Um livro bem diagramado e com projeto gráfico consistente é fundamental para o sucesso de uma editora ou mesmo de um autor independente.

De nada adianta ter um ótimo texto se ele não for bem trabalhado graficamente para criar a melhor experiência para o leitor, e isso só é possível por meio de um trabalho profissional de formatação do livro.

A diagramação de livros feita de forma profissional evita problemas técnicos junto às gráficas, que precisam que os arquivos dos livros sejam enviados obedecendo a uma série de critérios bastante específicos do processo de produção gráfica, como por exemplo marcas de corte e sangria, padronização de cores em sistema CMYK ou grayscale, utilização de imagens e gráficos com resolução adequada à impressão (pontos por polegada), formato de acordo com o aproveitamento do papel a ser utilizado para impressão e uma série de outras questões que devem ser seguidas à risca para que o livro fique legível, bem impresso, com acabamento profissional.

Programa para diagramação de livros

Muitos escritores chegam até nós acreditando que já diagramaram seus livros no editor de textos do Word, mas infelizmente isso não é verdade. Todo livro precisa ser rediagramado em programas profissionais de editoração.

O Word é um programa para a escrita, não para a diagramação das páginas de um livro. É um editor de textos bastante avançado, sem dúvidas, mas não é um software com recursos para impressão profissional. Ele é feito para que o autor produza seu conteúdo de forma tranquila e bastante intuitiva, mas essa etapa se encerra por aí.

Ao longo dos tempos, muitos softwares de diagramação profissional foram utilizados pela indústria gráfica, sendo o mais conhecido deles o PageMaker, de que possivelmente você já tenha ouvido falar.

Hoje ele foi substituído por uma ferramenta bem mais moderna: o InDesign, que é utilizado por praticamente 100% da indústria gráfica. E é essa ferramenta que a SGuerra Design utiliza para a diagramação de livros. Todos eles.

Como iremos trabalhar com seu livro

A diagramação profissional é uma parte crucial em todo o processo da produção de livros. Cada parte do projeto merece uma atenção especial de nossa parte: capítulos, rodapés, dedicatória, sumário, títulos, subtítulos etc.

Tudo isso é cuidadosamente preparado para que fique muito claro para o leitor o que cada item representa no conjunto da diagramação de livros.

Quando você manda o texto para nós, ele vai para a produção. A partir daí, entra a fase de formatação de todos os itens que fazem parte do texto: hierarquia de cada elemento, posicionamento dos capítulos e títulos, tipo de fonte (letra) a ser utilizada, tamanhos, hifenizações (quebras de palavras), posicionamento dos elementos gráficos (tabelas, imagens, ilustrações) e tratamento de imagens, se houver.

Dependendo do livro, todo o processo pode levar de uma semana a um mês, de acordo com a complexidade da obra a ser formatada.

Após isso, é gerado um PDF para que o editor ou escritor possa fazer a checagem de todos os elementos e ver se estão a seu gosto. Após eventuais ajustes e a diagramação finalmente aprovada, uma versão final em PDF é produzida, já com todas as especificações corretas para a gráfica.

Juntamente com a capa do livro, o material é enviado para impressão e a etapa de diagramação de livros está finalizada.

LEMBRE-SE: O serviço de diagramação de livros não inclui serviços editoriais, tais como revisão de textos, leitura crítica ou avaliação da qualidade do texto. Este é um serviço estritamente de design gráfico. Você pode saber mais sobre nossos serviços editoriais no menu superior.

diagramacao antes depois

Diagramação de livros: com quantas páginas meu livro ficará?

Normalmente um texto com fonte em corpo 11 no Word aumentará aproximadamente de 30 a 40% o seu tamanho no formato final, após a diagramação. Portanto, se seu livro tiver 100 páginas no editor de textos, possivelmente ele ficará com 136 páginas já diagramado e pronto para a gráfica.

IMPORTANTE: Fatores como números de imagens no livro e quantidade de capítulos fazem com que o número final de páginas aumente consideravelmente. Não há garantia de que seu livro se encaixará nesta minha fórmula simples, mas ajudará você a obter uma estimativa.

Para receber um orçamento, é importante que você envie seu texto para nós por WhatsApp, email ou por meio do nosso formulário. Após análise, enviamos nossa proposta.

Diagramação de livros: conheça nosso portfólio

Diagramar um livro consiste na junção de dois fatores essenciais: em primeiro lugar o conhecimento técnico, como por exemplo saber como trabalhar com viúvas, forcas, distribuição de textos de forma harmônica pela mancha da página. E em segundo lugar, editorar é uma arte que envolve paixão e olhar artístico. Abaixo algumas páginas que gostaria de mostrar para você:

O que dizem sobre meu trabalho

https://youtu.be/d0x-18IAuOI
https://www.youtube.com/watch?v=nn6jGfHIJjg
https://www.youtube.com/watch?v=cyi-1iZ3TZg

Mais de 20 anos produzindo livros...

Julia Barany - Sócia Proprietária da Barany Editora

Conheci Sidney Guerra quando estava no último ano da faculdade. Ele é o exemplo de que o mais importante é a pessoa, o resto se aprende. Em poucos meses já produzia os livros da Editora Mercuryo, onde eu era sócia diretora. Quando cresceu demais para caber numa empresa, eu o estimulei a abrir negócio próprio. Hoje presta serviço para várias grandes editoras brasileiras, não pára de crescer e já está um gigante. Trabalho belo, confiável e profissionalmente impecável.

Lilian Alves - Editora Mundo Cristão

Conheço o Sidney Guerra há mais de 13 anos, quando iniciei minha carreira em produção editorial como sua estagiária. Trabalhamos juntos por quase 4 anos e posso garantir que tudo que aprendi nessa área foi com ele. Sempre atencioso, competente e paciente, dividiu seus conhecimentos e mostrou seu talento em criatividade. Procura sempre inovar e está sempre pronto para encarar as novidades do mercado. ​ Nesses anos, tenho acompanhado sua trajetória de sucesso, tanto na vida profissional como pessoal.

Rafael Copetti - Editor da Rafael Copetti Editor

Sidney Guerra atua para a Rafael Copetti Editor desde 2015, sendo o capista e o diagramador de quase todos os nossos livros. Um excelente profissional, competente e responsável para o qual não hesitamos em confiar nossos livros.

Deborah Quintal, Proprietária da Livraria Quintal

Sidney é um excelente profissional, muito comprometido com prazos, com a qualidade do material e com o aprimoramento de suas técnicas. Além de entender conceitos complexos de diagramação e nossas loucuras editoriais, ele ainda traz soluções inovadoras e facilitadoras do trabalho interno. Recomendo de olhos fechados.
Fale conosco no WhatsApp