Criação de capas de livros

Criação de capa de livro

Você precisa de uma capa que encante seus leitores

Não é segredo para ninguém que a capa é um dos principais fatores na decisão de compra do leitor.

Alguns autores, no entanto, cometem o erro de tentar economizar nessa etapa crucial. Apesar de investir meses, até anos, na escrita de seu texto, quando chega a hora de colocar uma bela imagem, uma fonte chamativa, um design interessante para atrair o olhar dos leitores, alguns escritores optam por criar a capa de seu livro por conta própria.

No Brasil isso não funciona muito bem. Nosso público tem um olho muito treinado para o que é graficamente bom, tanto que as capas de livros de designers brasileiros costumam ser consideradas as melhores do mundo. Uma capa com aparência de amadora é um desastre para a venda do livro.

Outros escritores optam por contratar designers não especializados em livros. Aliás, esse é um erro bastante recorrente, e o resultado em geral é o de capas sem personalidade, sem a aura característica de uma boa capa de livro.

A linguagem do mundo editorial é bastante específica e cheia de nuances, que passam despercebidas por designers acostumados com outras áreas, como revistas, catálogos, logotipos, folhetos, embalagens etc.

Usar uma linguagem gráfica pouco apropriada para um livro pode destruir suas chances de sucesso.

livro antonio chicola

O papel de uma boa capa de livro

O trabalho de uma boa criação de capa é o de traduzir em imagens o conteúdo do livro.

Uma boa capa de livro costuma ser sóbria e elegante. Ao mesmo tempo, seu papel é revelar para os leitores, de maneira pouco óbvia, a personalidade da obra e o estilo do autor.

Não adianta encher a capa de elementos gráficos para contar várias coisas ao mesmo tempo ou detalhar demais as informações. Tenho visto capas que cometem esse erro.

Na minha opinião, o papel da capa não é revelar o rosto dos personagens, tentando personificá-los. A boa capa de livro passa informações sutilmente, sem matar a fantasia que se forma na cabeça dos leitores. Afinal, a graça de ler um livro é deixar a imaginação fazer o trabalho sem que venha tudo pronto e de bandeja.

Como é o processo de criação de capa junto à SGuerra Design?

Após a contratação, nós vamos conversar sobre o seu livro e o que você espera dele.

Você vai me contar detalhadamente sobre o conteúdo, principais pontos abordados, ideias gerais e assim vamos juntos construindo os possíveis caminhos a serem seguidos.

Normalmente nossa conversa será via telefone, Skype, áudio do WhatsApp ou qualquer meio online que seja fácil para ambos. Por conta disso, não há barreira geográfica. Tenho clientes em vários estados do Brasil e também em outros países. Esse meu método funciona bem e deixa todo o processo de criação e produção muito tranquilo.

Depois dessa conversa, é hora de produzir!

Após alguns dias, entregarei três opções de capa para você, baseadas na nossa conversa e nos pontos levantados.

Em geral, costumamos fechar com uma das três opções. Se forem necessários ajustes, não se preocupe. Fazemos os acertos necessários.

Finalizada essa etapa de criação da capa, é hora de produzir a contracapa e as orelhas. Nesse momento você envia os textos e sua foto de autor que irá compor uma das orelhas. Se você contratou o serviço de ISBN conosco, já terei o código de barras que irá na contracapa do livro, possibilitando que você consiga comercializar o livro.

Aprovada essa etapa, é a hora de preparar os arquivos para envio à gráfica e finalizar os trabalhos.

Como você pode ver, é um processo bastante simples e tranquilo. Interessado? Entre em contato comigo por WhatsApp, telefone ou clicando no botão abaixo:

Conheça meu portfólio de capas de livros

Já são tantos anos criando capas de livros, que honestamente perdi as contas de quantas fiz, algumas delas com a ajuda da minha equipe. Algumas obras doei para amigos e em muitas vezes as editoras nunca mandaram exemplares. Mas muitos livros ainda guardo na estante. Abaixo, alguns trabalhos que me agradam em especial:

O que dizem sobre meu trabalho

https://www.youtube.com/watch?v=nlPibMTsVPQ
https://www.youtube.com/watch?v=JxDTai28dCI

Mais de 20 anos produzindo livros...

Julia Barany - Sócia Proprietária da Barany Editora

Conheci Sidney Guerra quando estava no último ano da faculdade. Ele é o exemplo de que o mais importante é a pessoa, o resto se aprende. Em poucos meses já produzia os livros da Editora Mercuryo, onde eu era sócia diretora. Quando cresceu demais para caber numa empresa, eu o estimulei a abrir negócio próprio. Hoje presta serviço para várias grandes editoras brasileiras, não pára de crescer e já está um gigante. Trabalho belo, confiável e profissionalmente impecável.

Lilian Alves - Editora Mundo Cristão

Conheço o Sidney Guerra há mais de 13 anos, quando iniciei minha carreira em produção editorial como sua estagiária. Trabalhamos juntos por quase 4 anos e posso garantir que tudo que aprendi nessa área foi com ele. Sempre atencioso, competente e paciente, dividiu seus conhecimentos e mostrou seu talento em criatividade. Procura sempre inovar e está sempre pronto para encarar as novidades do mercado. ​ Nesses anos, tenho acompanhado sua trajetória de sucesso, tanto na vida profissional como pessoal.

Rafael Copetti - Editor da Rafael Copetti Editor

Sidney Guerra atua para a Rafael Copetti Editor desde 2015, sendo o capista e o diagramador de quase todos os nossos livros. Um excelente profissional, competente e responsável para o qual não hesitamos em confiar nossos livros.

Deborah Quintal, Proprietária da Livraria Quintal

Sidney é um excelente profissional, muito comprometido com prazos, com a qualidade do material e com o aprimoramento de suas técnicas. Além de entender conceitos complexos de diagramação e nossas loucuras editoriais, ele ainda traz soluções inovadoras e facilitadoras do trabalho interno. Recomendo de olhos fechados.
Fale comigo no WhatsApp