Editoras de livros no Brasil

Editoras de livros

Encontrar editoras de livros no Brasil pode ser uma tarefa complicada. Fique comigo e eu vou explicar como funcionam as estratégias para encontrar editoras de livros no Brasil e dicas valiosas sobre publicação de livros. Se este é o tema do seu interesse, me acompanhe.

Antes disso, no entanto, é preciso dizer que é bom reservar um tempinho, para ler com calma e absorver as ideias. Talvez seja bom ter um caderno ou papel para fazer suas anotações. Passo a passo, vou dar explicações importantes e assim ajudá-lo a conhecer mais do assunto.

As editoras de livros conhecidas como tradicionais não cobram dos escritores para publicá-los. Se alguma editora cobrar algum valor ou oferecer “parcerias”, isso quer dizer que essas editoras são na verdade prestadoras de serviços. Falo mais sobre isso aqui.

Como encontrar editoras de livros no Brasil

Já apresentei o site Editoras de Livros, que é uma lista de editoras que não cobram para publicar, em que eu apresento as editoras tradicionais (ou comerciais), aquelas que funcionam por meio de um sistema de seleção das obras a serem publicadas.

Basta lembrar que, muitas dessas editoras de livros no Brasil, e outras que têm o mesmo método de funcionamento: publicam seus livros apostando naqueles autores cujas obras supostamente vão vender em grande quantidade. Logo, a seleção que fazem é muito rigorosa.

É justamente para essas editoras que a maioria dos escritores envia seus originais, acreditando que ali há profissionais que têm muito tempo para avaliar as obras que chegam.

Mas preciso ser realista e contar o que acontece: a maioria dos originais que chegam às editoras são recusados. Não demora mais do que poucos minutos para um estagiário de produção editorial ou um assistente editorial colocar seus originais numa pilha dos recusados, deixando-o ignorado, sem nenhuma chance.

Com frequência, isso acontece porque os originais que chegam não têm afinidade com a linha editorial daquela casa.

A recusa normalmente se dá num curto prazo, mas o autor vai levar um bom tempo para obter a resposta, às vezes meses ou até um ano.

Editoras de livros: caminhos para a publicação

 

Autopublicação: procedimentos e vantagens

Publicar um livro por uma editora tradicional é, para a maioria dos autores, quase um sonho. Num artigo anterior, chamado como publicar um livro no Brasil, comentei um pouco mais detalhadamente sobre esse processo e falo um pouco mais sobre as vantagens da publicação por editoras de livros no Brasil. Mas que também existem empecilhos.

De fato, sérios empecilhos, como o problema de não se ter controle algum sobre os rumos de seu livro. Porque tudo se concentra nas mãos da editora, um procedimento registrado mediante o contrato entre a editora e o autor.

Em especial para você que está procurando editoras de livros no Brasil, vou falar agora de uma estratégia eficiente: a autopublicação (ou publicação independente). Talvez você tenha procurado editoras tradicionais e tenha se sentido frustrado. Por isso mesmo, não quer desistir de ser escritor, não quer sentir-se desmotivado ou não tem paciência para enfrentar esse processo que é por vezes, desgastante.

Já se cansou de ter enviado seus escritos e vê-los recusado e ter passado por altas doses de ansiedade à espera de uma resposta que nada de favorável lhe trouxe.

Veja abaixo um vídeo da Laura Bacellar, minha amiga e sócia no site Escreva seu Livro, que explica bem sobre como é a experiência de publicar um livro independente no Brasil, bem como em outras localidades:

 

A autopublicação oferece uma série de vantagens:

  • você não ficará preso a um contrato;
  • terá condição de fazer a divulgação conforme seu interesse;
  • a tiragem (número de livros) será definida por você e poderá controlar a vendagem;
  • fará o lançamento a seu grupo próximo de leitores, amigos e familiares;
  • as interferências no processo de edição podem ser acompanhadas (preparação de originais; revisão; diagramação; seleção de fotos/imagens que deseja inserir; conceito e escolha de capa etc.);
  • existe, portanto, a possibilidade de um diálogo com o profissional que trabalha nesta atividade – ele buscará atender suas ideias e se dedicar a fazer o melhor para que seu livro seja o mais atraente possível;
  • E o mais importante: todos os ganhos com as vendas da sua obra serão 100% seus!

Criação de capa de livro

 

Conclusão sobre editoras de livros no Brasil e autopublicação

Realizar a publicação por uma editora no Brasil que seja tradicional pode ser um caminho possível mas um pouco difícil, conforme relatei para você neste artigo. No entanto, nesse segmento editorial que tem como modelo de negócios produzir livros sob critérios bem peculiares muitos originais são recusados.

Os autores que não são celebridades nem contam com um público leitor considerável, depois de uma negativa ou mais, não somente sentem-se desiludidos.  O que mais acontece?

Em alguns casos, o escritor acaba desistindo de uma investida criativa que poderia ser uma grande colaboração para o aprimoramento de suas ideias e do público leitor, acaba perdendo a possibilidade de desenvolver uma trajetória que lhe traria enormes aprendizados.

Por isso, uma ótima alternativa é buscar a autopublicação. Ela apresenta uma série de vantagens se comparada a alguma editora no Brasil. Dessa forma, você não vai enfrentar aquela sensação generalizada de ansiedade ao esperar uma resposta, não vai sofrer com uma recusa e sentir-se decepcionado, experiências que provocam mal-estar, fadiga e desmotivação.

Se você até agora já se dedicou a escrever seus originais, sabe do esforço que lhe custou e precisa dar mais um passo: ter seu livro publicado! Então, o que lhe demonstrei é que existe a possibilidade de realizar seu sonho.

Gostou deste artigo e quer saber mais sobre autopublicação? Sugiro que dê uma olhada nos meus trabalhos feitos para as principais editoras do mercado brasileiro e também para autores independentes, visitando meu portfólio: capas de livros, diagramação de livros e websites para autores.

Qualquer dúvida, me chame no WhatsApp ou entre em contato direto comigo.

 

 

 

 

Fale conosco no WhatsApp