Tipos de Capas de Livro

A capa é um dos fatores mais relevantes na hora de encantar, impactar e atrair os leitores. Embora exista a importância de ter um olhar crítico neste ponto, ela também é a principal responsável pela compra por impulso, ou seja, o momento em que uma pessoa adquire um determinado produto devido a influências emocionais e sentimentais. Por outro lado, é necessário ter um contato mais próximo com o leitor, a ponto de conhecê-lo.

Terminei o meu livro. E agora, o que faço?

Muitos autores buscam incessantemente por uma boa forma de escrita, assim como por maneiras de agradar e entreter o público. Apesar do conteúdo possuir uma grande importância no processo de criação literária, a forma da capa e seus detalhes convencem e chamam atenção. Por isso, hoje nós iremos falar sobre os tipos de capa disponíveis para a diagramação de um livro.

Veja os Tipos de Capa mais utilizados por editores

Na hora de definir a capa ideal para a sua obra, é válido termos conhecimento sobre as opções existentes no mercado.  Uma das escolhas que um autor pode tomar é a capa, usada geralmente em livros de arte, comemorativos e possui um acabamento nobre. Geralmente chamada de “rosto do livro”, ela pode ser feita de diversos materiais, como papel, cartolina, couro ou plástico. A identidade visual fica sob responsabilidade do editor.

Por sua vez, existe uma versão mais econômica, sem tanta resistência, com a capa mole e sem orelhas. Ela também é conhecida como Brochura, que apresenta um formato mais comum e com a lombada quadrada. Mesmo oferecendo uma versão simplista, a brochura também possibilita o editor utilizar elementos e símbolos que o público conheça para atrair atenção.

A Sobrecapa também é muito utilizada pois dispõe de folhas boas, normais, mais grossas, entretanto, frágil. Conhecida como Dust Jacket, ela protege o livro e inclui as mesmas informações que estão presentes na capa. É solta e inserida em edições especiais. Embora seja utilizada, não está presente em todos os livros porque encarece a edição e formatação da obra.

Por fim, uma opção que também é usada com bastante regularidade é o sistema Wire-O ou Espiral. Excelente opção para ilustradores, editores e afins, ele possibilita a produção de materiais com produção de catálogos, estampas e portfólios. Seu sistema de encadernação é mais rígida, seu acabamento é sofisticado e ele é feito em formato de espiral com aço.

Faça a capa do seu livro comigo e fique tranquilo(a) em relação ao tipo ideal. Clique aqui e saiba como.