Publicar um livro independente: 7 dicas essenciais

Quando você, escritor, procura sobre como publicar um livro independente na internet, automaticamente é tomado por várias dúvidas.

“O que devo fazer para tornar meu livro um sucesso?”, “Que caminho devo tomar para publicar meu livro?”, “Será que estou fazendo a melhor escolha?”. Essas e muitas outras dúvidas vão surgir na sua mente e, claro, uma grande insegurança vai surgir.

E para variar, o mercado é cheio de armadilhas, que vão desde profissionais inexperientes até empresas sem escrúpulos em vender sonhos e entregar pesadelos. O que realmente te assusta é não ter a experiência para detectar quem é quem no mundo dos livros.

Nesses mais de 15 anos de mercado, muitos escritores chegaram até mim com experiências verdadeiramente traumáticas a respeito de sua primeira publicação. Por conta disso, resolvi fazer um levantamento de algumas as armadilhas mais comuns da autopublicação de livros. Vamos a elas:

 

Você precisa saber diferenciar prestadores de serviços de editoras tradicionais

Esse é o maior problema que você vai enfrentar. Se optou por ser um autor independente, vai ter de bancar toda a produção da obra. Caso contrário você estaria buscando de editoras tradicionais, que não cobram pela publicação, mas este é um outro modelo de negócios e você pode saber com riqueza de detalhes sobre como diferenciar editoras tradicionais de prestadoras de serviços diretamente do site Escreva seu Livro, que tem um mundo de informações sobre isso. Recomendo especialmente o PDF Como publicar sua obra sem pagar nada!,

Embora você encontre muitas empresas com o nome de “Editora”, a grande maioria é apenas prestadora de serviços. Não há nada de errado nisso, mas você precisa saber que uma editora tradicional não vai cobrar nada e cuidará de toda a cadeia de produção, distribuição e venda do seu livro. Já uma empresa prestadora de serviços vai cuidar apenas da produção da sua obra. Algumas prometem distribuição fora do país ou então, cadastro na Livraria Cultura e livrarias similares. Essas soluções não geram vendas. Para vender livros fora das nossas fronteiras, você tem as barreiras dos custos e principalmente, da língua. Mesmo que seja em Portugal, ainda assim, esse problema existe. Concentre-se no Brasil e já terá um universo de pelo menos 100 milhões de pessoas economicamente ativas, que compartilham da sua cultura e mesma língua.

No caso da Livraria Cultura, você estará cadastrado apenas em um banco de dados. Seu livro não estará fisicamente na loja, portanto, não haverá venda alguma de forma espontânea.

Portanto, nenhum desses apelos emocionais terá resultados práticos para você.

 

Publicar livro independente é ter os pés no chão

Como escritor independente, você deve sempre desconfiar de promessas mirabolantes. Quando for publicar um livro independente, saiba que quem terá de cuidar da distribuição e da venda do seu livro é você mesmo.

Prestadores de serviços apenas produzem seu livro, cuidando da diagramação, da revisão dos textos, da criação da capa e da impressão.

Você não precisa investir o preço de um carro na publicação de um livro

Você não precisa mandar imprimir 1000 cópias do seu livro. Acredite, é desesperador ter de estocar essa quantidade de livros. Para uma primeira tiragem, de 100 a 300 exemplares é mais do que perfeito para sentir o seu público e corrigir os rumos até a segunda edição. Isso torna os custos mais fáceis de serem absorvidos. Seu bolso agradece.

Depois de esgotar a primeira tiragem, você pode avaliar melhor a próxima impressão, com base no tempo que demorou para esgotá-la.

Lembre-se: quanto maior a tiragem, menor o custo unitário do livro. Então, no momento de fazer a próxima tiragem, leve isso em consideração. A partir de agora, você terá ideia clara sobre como seu livro se comporta no mercado.

 

Ao publicar um livro independente, cuidado com contratos perversos

Alguns prestadores de serviços querem que você pague pela produção do livro e ainda assim, eles vão reter praticamente toda a tiragem. Querem te pagar royalties, algo em torno de 10% pela venda de cada exemplar. Ou seja, se você já está pagando pela produção da sua obra, não há motivos para fazer um contrato de recebimento de royalties. Isso é um absurdo.

Outros prestadores de serviços criam contratos que te amarram a eles. Quando você paga para alguém produzir sua obra, ela é de sua propriedade. Não há sentido algum em fazer contrato de exclusividade ou que te amarre por alguns anos a essas empresas. A partir do momento que a produção acabou, você pega os livros impressos e as obrigações de ambos deveria estar encerrada.

 

O logotipo de um editor prestador de serviços não vai fazer diferença nenhuma nas vendas do seu livro

Muitos escritores optam por produzir seus livros com prestadores de serviços que tem um selo editorial, somente pelo fetiche de colocar o logotipo na capa.

Meu amigo, esqueça isso, quando você publicar um livro independente, não vai vender mais exemplares por ter um logotipo de prestador de serviços estampado. Esse prestígio você só consegue com editoras tradicionais consagradas, como a Companhia das Letras, a Rocco ou a antiga Cosac Naify, que infelizmente, encerrou suas atividades em 2015.

 

Você é seu melhor vendedor

Quando você publicar um livro independente, chame a responsabilidade para si. Não espere que outras pessoas o vendam para você. Ser autor independente é escrever, saber um pouco de marketing, vender e colocar exemplares no correio.

Pode parecer muito chato, pois você gostaria apenas de escrever, publicar e aguardar as vendas, que viriam automaticamente, mas é assim que as coisas são. E acredite: essas outras etapas todas são parte de um único processo. Escrever é só a primeira delas. Paulo Coelho só foi colher seus primeiros frutos literários com O Alquimista. O livro Diário de um mago, até então, tinha resultados pífios. Graças a seu trabalho pessoal de divulgação e muita força de vontade, Paulo Coelho transformou seus livros em bestsellers mundiais.

 

Conclusão

Tome as rédeas da sua carreira literária, em todas as pontas do processo. Só assim você vai ter chances reais de criar um público e ter seu livro lido por mais pessoas. Não se iluda com prestadores de serviços disfarçados de editoras e entre em contato com outros escritores para checar se eles ficaram felizes ou não com o serviço prestado.

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